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O segredo sobre como escalar as suas vendas

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É comum para as empresas novas basearem o seu processo de vendas no boca-a-boca e indicações dos clientes. Mas, depois de um tempo, é preciso profissionalizar esse processo, uma vez que esse modo não possível escalar e nem calcular possíveis vendas a longo prazo.

Para isso, é preciso que suas vendas acompanhem o processo da sua estratégia de Marketing. Em nosso artigo anterior, mostramos como é possível marcar presença no mundo online com o Marketing Digital.  Porém, é preciso transformar isto em resultados e crescimento.

Mas como é possível escalar suas vendas? E como os empresários podem trazer previsibilidade de receita recorrente para os seus negócios?

 

Marketing digital traz previsibilidade de receita

Além de ser mais barato, o ROI (Retorno Sobre o Investimento) é mais atraente e o Custo de Aquisição de Leads (CAL) é 61% menor quando comparado ao marketing tradicional, ele traz previsibilidade de receita por ser facilmente mensurável.

Com boas práticas de marketing digital, é possível aumentar o tráfego para o seu site e a quantidade de leads qualificados, ou seja, conseguir boas taxas de conversão.

 

Acompanhamento de novos leads

Ao trabalhar com inbound marketing e marketing digital, com ações de captação de leads, você pode analisar cuidadosamente o número de novos leads por mês e assim estabelecer padrões.

Assim, você sabe quantos leads esperar para o próximo período e preparar novas estratégias para melhorar os seus números. E sempre pensar em como trazer mais leads qualificados, ou seja, pessoas que se interessam pelo seu produto, precisam dele para resolver um problema e podem pagar por ele.

Para poder ter previsão de receita, é importante não só avaliar a quantidade de leads, mas a qualidade deles, já que os não qualificados apenas estão inflando a sua lista de contatos.

 

Taxa de conversão de oportunidades

Outras métricas importantes para esse caso são a taxa de conversão de leads para oportunidades, aqueles que são repassados para o time de vendas, pois se encaixam na qualificação e estão prontos para o momento da compra, e também a taxa de conversão de oportunidades para vendas fechadas.

Com essas métricas em mãos, é possível estabelecer os padrões do seu site, quantos novos leads e quantas vendas virão daquela quantidade. Você também pode fazer simulações para saber o que melhorar primeiro, por exemplo, se você tem um alto tráfego, mas poucos leads, que significa uma taxa de conversão ruim, você pode traçar ações para melhorá-las, pois é mais fácil, nesse caso, melhorar um pouco a taxa de conversão do que dar um grande salto no tráfego.

Assim, você consegue prever quanto de receita virá da sua estratégia digital e o quanto pode melhorar, já que é tudo facilmente mensurável, só é necessário saber o que medir. Você tem dúvidas sobre como escalar suas vendas melhor? Conte pra gente nos comentários!

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