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O guia do que NÃO fazer nas redes sociais

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Não é mais segredo que as empresas precisam estar nas redes sociais para melhorar seu alcance de público e o relacionamento com ele. Mas, muitas vezes, não existe um estudo prévio ou planejamento do que irá ser feito nesse meio e como será feito. Consequentemente, vemos marcas e mais marcas cometendo erros que prejudicam a comunicação e a conquista de novos clientes.

Então, fique atento a esses erros abaixo para não fazer e, assim, obter melhores resultados nas redes sociais.

Não revisar as publicações

Nunca é demais enfatizar: revise as suas postagens. Na correria do dia-a-dia, é normal deixar as postagens das redes sociais em segundo plano e fazer apressadamente, sem dar a devida atenção, e são publicados textos e imagens com erros de português. Então, mesmo que o texto seja curto, releia com atenção e, sempre que possível, peça para outra pessoa revisar também.

Lembre-se, uma vez online, é eterno. As pessoas percebem, comentam, tiram prints e não vão deixar uma situação dessas passar em branco.

 

Ter vários perfis abandonados

Estar em todas as redes sociais não te faz necessariamente mais conectado, já que é importante manter cada perfil ativo. Um perfil abandonado prejudica mais a sua marca do que não estar presente naquela rede.

Então, estude quais mídias o seu público mais acessa e foque-se nessas. Se você não tiver muito tempo para dedicar, trabalhe apenas com uma, mas trabalhe bem, isso será melhor do que tentar estar em todas e não atualizar frequentemente.

 

Postar demais e ter pouco espaço entre cada publicação

Estar presente na web é ótimo. Mas não é necessário postar nelas a cada 5 minutos.
Algumas redes são mais dinâmicas que outras, então pesquise antes qual a frequência mais indicada para aquela que você vai trabalhar. Também é importante perceber o que funciona melhor para a sua audiência, então sempre teste diferentes horários e quantidades para ver qual traz o melhor resultado.

Nenhum usuário quer se sentir incomodado com muitas postagens de uma mesma marca, se ele perceber isso, irá simplesmente parar de seguir e acompanhar o que ela tem a dizer. Ou seja, quem perde é você.

 

Não responder comentários

Redes sociais são para relacionamento, então se relacione com o seu público. Sempre responda rapidamente todos os comentários, menções e mensagens privadas, isso mostra que você se importa com a sua audiência, melhora o engajamento nas publicações e, dependendo da mídia, melhora o alcance do post.

 

Apagar comentários negativos ou responder inapropriadamente

É comum empresas apagarem críticas às suas marcas e produtos, para aparentar que não há problemas, mas isso só piora a situação. A pessoa que teve seu comentário apagado vai comentar mais vezes e também em outros meios expondo tanto o problema inicial como a sua conduta.

Também acontece das empresas responderem inapropriadamente, sendo grosseiras e até xingando o cliente. Por tudo nessa vida, não faça isso. Essa atitude só demonstra falta de profissionalismo e nenhuma vontade de resolver um problema, assim, você irá perder esse cliente, futuros clientes que podem ficar sabendo do fato e aqueles que viram a situação e não concordaram com o seu posicionamento.

 

Postar conteúdos sem qualidade ou somente comerciais

Ninguém entra em uma rede social com a intenção de comprar algo. As pessoas querem se informar, ler artigos úteis ou simplesmente relaxar e dar algumas risadas, então encaixe as suas publicações nesses tipos de conteúdo, seguindo sempre a linha de comunicação da sua empresa.

Claro que não tem problema postar algumas promoções ou comerciais, mas é importante que sejam em menor quantidade do os outros tipos de publicações.

 

Conversar com todo mundo

Quem quer falar ou vender para todo mundo acaba por falar com ninguém. Então conheça o seu público e segmente os seus posts e anúncios. Adapte a linguagem, imagem e formatos para aqueles que podem e vão comprar de você.

 

Não analisar resultados

Um dos maiores erros de uma empresa é estar nas redes sociais por estar e não medir os resultados. Hoje em dia é bem fácil analisar as métricas das principais redes, já que elas mesmas oferecem essas informações de forma clara. Então acompanhe os seus números para, assim, poder fazer estratégias de ações de melhoria.

Sem mensurar os resultados, você não consegue determinar onde está e nem para onde está indo, se está de fato falando com alguém ou não.

 

Leia com atenção cada um desses item e lembre-se deles quando for planejar e colocar em prática a sua estratégia de mídias sociais. Se você conseguir evitá-los, já está na frente de muitas outras marcas.

Lembrou de algum erro comum que as empresas fazem? Compartilhe nos comentários 🙂

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