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O comportamento de seu cliente mudou. E o seu marketing, como está?

Não restam dúvidas: independentemente do porte ou do segmento de atuação, o universo digital transformou o comportamento de seu cliente. A internet, as ferramentas sociais, os buscadores para pesquisa, os aplicativos, o acesso mobile: esses são alguns dos fatores que impactaram diretamente nas relações entre consumidores e as marcas. Com isso, as empresas enfrentam o desafio de conseguir conquistar seu espaço nesses novos canais, adequando o seu marketing, para não perderem a relevância para o cliente moderno nem participação de mercado. Esse é um tema que anda tirando o seu sono? Então o post de hoje é para você! Confira, a seguir, como o comportamento de seu cliente mudou e o que fazer para vender mais e melhor para ele. Acompanhe!

 

O consumidor já não é mais o mesmo…

 

Com a internet fazendo parte cada vez mais de nossa rotina, o relacionamento entre o cliente e as empresas sofreu uma mudança significativa.

Nesse cenário, as redes sociais exercem um papel fundamental. Conforme levantamento realizado pela PriceWaterhouseCoopers Brasil, 77% dos consumidores tiveram sua decisão de compra impactada pelo que leram nas redes sociais. E marcas ainda desconhecidas são descobertas nessas redes por pelo menos 43% desses clientes em potencial. Isso demonstra o desejo que o cliente de hoje tem de se relacionar com as marcas e a necessidade de as marcas desenvolverem um caráter mais social nesses meios.

Outra característica fundamental desse público é o fato de ele estar conectado 24 horas por dia em qualquer lugar. O fato de os smartphones estarem regularmente conectados e acessíveis ao consumidor faz com que esse dispositivo seja uma ferramenta prioritária quando ele procura por informações antes mesmo de tomar uma decisão de compra – hoje, os brasileiros passam, em média, quase três horas de seu dia olhando para a tela de seu smartphone.

Um levantamento aponta que 77,9% da população brasileira acima de 10 anos de idade possui um celular, dispositivo que já ultrapassa há anos o computador pessoal como meio principal de acesso à internet no país. 

Aqui, você já deve ter concluído que quando o consumidor moderno tem uma maneira de se informar com conteúdo praticamente infinito disponibilizado na internet, isso o torna ainda mais exigente e seletivo, não é mesmo?

No Brasil, já somos 120 milhões de internautas – e mais de 90% dos consumidores fazem pesquisas em sites de busca, como o Google, antes de tomar uma decisão de compra. Esse comportamento ocasionou grandes alterações no processo de compras nos últimos anos, tendo em seu centro a internet.

Atualmente, antes de entrar em contato com as empresas ou concluírem sua decisão de compra, os consumidores fazem uma boa pesquisa sobre potenciais soluções para o seu problema. O seu marketing está preparado para isso?

 

…E o seu marketing?

 

Nesse cenário, o marketing exerce um papel fundamental em estar presente e fornecendo a informação demandada de forma imediata e acessível para seu cliente em potencial.

Sendo assim, para dar resultado, sua estratégia de marketing deve levar esse comportamento em consideração e saber integrar suas ações de mídia outbound (isto é, mídia tradicional, offline) com suas estratégias nos canais online, fazendo com que sua empresa seja encontrada facilmente por esse consumidor conectado.

Você sabia que hoje 90% dos processos de compra iniciam no ambiente digital? Assim, estar presente nesse ambiente não é somente recomendável, mas essencial para qualquer empresa ser competitiva e conquistar novos clientes.

Mas, como fazer com que seu cliente em potencial, que está pesquisando sobre o seu tipo de produto ou serviço encontre a sua empresa? Apenas ter um site não é suficiente. Somente de modo orgânico (não pago), suas chances de figurar entre os primeiros resultados de busca são bastante reduzidas. E se você não aparecer em um local de destaque para seu cliente, provavelmente ele não encontrará você, já que 75% das pessoas não passam da primeira página dos resultados no Google! Por esse motivo, é tão importante investir em estratégias que favoreçam um melhor ranqueamento de sua marca!

Nesse sentido, os links patrocinados do Google apresentam um excelente custo-benefício. O buscador da Google detém 96% da fatia de pesquisas, e é líder do mercado da América Latina. Assim, ter uma presença de destaque nesse mecanismo torna-se fundamental para que sua marca seja apresentada para o seu cliente em potencial quando ele mais precisa!

Se você ainda não conhece os links patrocinados, saiba que você está perdendo negócios! Eles são aqueles anúncios em formato texto que aparecem em destaque, no topo dos resultados, quando seu cliente faz uma busca relacionada ao seu negócio. É esse recurso que garante que sua marca aparecerá na primeira página, em destaque, quando seu cliente estiver realizando seu processo de decisão de compras.

 

Considerações finais

 

Como vimos, para fazer negócios com o consumidor moderno, empresas de todos os portes e segmentos devem adaptar seu marketing a esse novo perfil de público. Estratégias mais tradicionais já não apresentam o mesmo retorno nem a aderência ao seu cliente em potencial, que está constantemente conectado à internet, realizando buscas sobre produtos e serviços – e isso ocorre tanto no B2C quanto no B2B.

Uma forma de conectar sua marca a esse público e não perder negócios é investir em links patrocinados. Eles garantem que sua empresa será apresentado para seu cliente em potencial quando ele fizer uma busca relacionada ao seu negócio.

E então, quer conquistar essas oportunidades de negócios e melhorar as vendas de sua empresa e a performance de seu marketing? Para saber mais sobre os links patrocinados, deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato com a WebMakers!

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