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4 problemas em não projetar sua geração de receita

No nosso último post, falamos de como você pode escalar o processo de vendas da sua empresa, além de algumas boas dicas para fazer isso. Mas, se não foi o suficiente para te convencer a planejar o quanto antes o seu processo, hoje te mostraremos as consequências de se vender do jeito que você faz atualmente, sem acompanhar a sua geração de receita.

 

1 – Sua empresa não vai estar preparada preparada para a época de vacas magras

Quando não se tem um processo de vendas definido, você basicamente depende das indicações de clientes e de muita sorte. A sua empresa pode passar por um longo período dessa maneira e ter bons resultados no final de cada mês, mas, como não é possível prever a renda para o próximo período, é impossível se preparar para o que virá.

Talvez continue em uma boa época e suas vendas continuem a crescer, porém, é importante ressaltar que a época de vacas magras sempre chega e é muito importante estar preparado para ela. Se você só tem a visão de curto prazo e apenas o fechamento do mês corrente, é bem provável que a sua empresa quebre quando não tiver mais indicações para fechar negócio.

Chegar nessa época despreparado nos leva ao segundo problema:

 

2 – Sua equipe comercial força vendas a qualquer custo

Quando o seu método tradicional de vendas não funciona, como indicação ou compra de listas, o seu time comercial se vê pressionado a fechar negócio com qualquer pessoa que tenha em mãos. E é pouquíssimo provável que essa pessoa esteja pronta para a sua solução ou produto, ou seja, que tenha o problema a ser resolvido, esteja no momento certo e tenha o poder aquisitivo necessário.

Gerar negócios com pessoas que não se encaixam na sua proposta de valor, somente vai te trazer dor de cabeça no futuro, como clientes insatisfeitos que falam mal da sua marca e uma alta taxa de desistência.

 

3- Você faz investimentos errados

Voltando a situação do problema 1, em que a sua empresa está passando por uma boa fase e tendo bons resultados no final do mês, isso te da uma ideia errada de que a situação será sempre essa. Se a sua empresa vem fechando muitos negócios apenas com indicações nos últimos meses, por que não pensar que os próximos não serão assim?

Acreditar que o tempo será sempre de vacas gordas, te leva a fazer investimentos errados, como contratar mais gente para a sua equipe, adquirir novos equipamentos, comprar novos produtos ou investir em novas soluções sem o estudo adequado. Ao chegar em tempos difíceis, esse investimento lhe fará falta para fechar o mês e ainda o que foi adquirido não será utilizado totalmente. Ou seja, boa parte do seu dinheiro foi por água a baixo e dificilmente terá volta.

 

4- Você não é capaz de fazer projeções

Não é possível projetar quantas indicações você terá mês que vem, mesmo que elas aparentem ter padrão. Esse método de vendas não é escalável, pois não tem como você aumentá-lo de forma rápida e nem previsível. A sua empresa fica totalmente a mercê da sorte e da boa vontade dos clientes em indicarem novos negócios.

 

Esses problemas trazem prejuízos para qualquer empresa e podem levá-la até a falência, por isso é fundamental ter um processo de vendas definido para evitar qualquer uma dessas situações. Qual a sua grande dificuldade em projeções de receita? Deixe nos comentários que nós podemos te ajudar 🙂

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